Identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de transmitir e gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua identidade visual e sua missão.
Para funcionar adequadamente, uma marca precisa desenvolver sua própria identidade, baseada em um design único e gráficos bem definidos.
Consiste em um nome, logotipo, fonte, cor e estilo próprio, a identidade visual é a essência da história de uma empresa e dos valores que ela deseja transmitir. É imprescindível para a inserção da marca tanto nas mídias impressas quanto nas digitais, além de ser um dos pilares de sustentação da estratégia de comunicação.
O principal elemento da identidade visual é o logo.
Ele permite que uma marca seja prontamente reconhecida e lembrada. A criação profissional de um logo deve ser levada em consideração, devido a sua grande importância como estratégia coorporativa.
Designer e Especialistas em comunicação identificam suas necessidades, gostos e personalidade a fim de transformar estes elementos na construção de uma marca que agrega valor.
Optar por um design que seja simplesmente bonito, ao invés de uma imagem que realmente capture a essência da sua empresa é o que diferencia uma organização comum de um líder de mercado.
O conceito é simples, mas colocá-lo em ação requer uma análise detalhada e certeira que indique o que você realmente quer expor aos seus clientes à primeira vista.
É interessante adotar padrões gráficos, que são indispensáveis para que a marca preserve sua individualidade. Ser reconhecível, simples e clara, ou seja, não deve conter elementos que atrapalhem ou confundam seu público-alvo.
Desta forma, você confere personalidade no seu negócio e diferencia-se das marcas concorrentes.
Quais são os benefícios para a marca?
Atualmente, as empresas já não constroem boas reputações unicamente devido à qualidade de seus produtos e serviços. A imagem que transmitem também é vista como uma medida de seu sucesso.
Boas práticas na criação da identidade visual traz inúmeros benefícios:
-
Reconhecimento: à medida que a identidade visual de sua marca estiver sendo divulgada ao longo do tempo, ela será cada vez mais reconhecida.
-
Posicionamento: símbolos, valores, cultura, projetos ― tudo contribuirá para incentivar e promover futuras progressões dentro de seu negócio.
-
Vínculo: do ponto de vista dos clientes, uma identidade forte gera sensação de pertencimento e confiabilidade.
-
Permanência: controlar sua identidade visual permitirá que você responda rápida e eficazmente às mudanças no ambiente de negócios, garantindo, assim, sua permanência no mercado mesmo em tempos difíceis.
-
Rentabilidade: uma identidade visual bem projetada poderá lhe poupar muito dinheiro! Não haverá necessidade de reinventar gráficos constantemente se você tiver uma marca bem estabelecida e sólida.
A identidade visual é uma parte essencial da empresa. Sendo clara e bem desenvolvida, ajuda a marca a crescer cada vez mais, colhendo todos esses benefícios. É um item crucial e estratégico que deve estar alinhado em todas as áreas da organização.
A Pazo Digital, estamos preparados para lhe atender da melhor maneira possível e esclarecer as suas dúvidas qaunto a serviço de identidade visual.